Pular para o conteúdo principal

Resenha do livro: Ágape.


O livro do Padre Marcelo Rossi nos fala sobre o amor divino, o mais puro e livre, incondicional. Livre de segundas intenções, de julgamentos. Ele nos mostra que o amor ao próximo, nos aproxima a cada dia mais de Deus, visto que, amando ao próximo como a nós mesmos, estamos amando ao Pai. Nos fala da criação do universo, das trevas à luz. O Padre enfatiza os textos da Bíblia, o livro sagrado, que contam a trajetória terrena de Jesus, seus ensinamentos e o julgamento pelo qual passou, para que o amor de Deus pela humanidade fosse provado. Amor este que não é capaz de discriminar-nos pela cor da pele, pelo sexo, religião e etc., mas que já nasce com o ser humano, sendo ele, naturalmente capaz de amar e não de odiar. O ódio que, infelizmente, acontece no coração do homem, é fruto de ações mesquinhas. Mas, temos como missão, ensinar aos nossos irmãos o amor como verbo de ação: amar.
O Padre Marcelo nos fala também sobre a morte como passagem para a vida eterna. E que é na vida que temos que nos preparar, com nossas boas ações, para a vida eterna. Ressalta a importância da oração, como alimento da alma e da intimidade que ela nos traz com Deus. Ele nos dá alguns exemplos de vida de pessoas santas, que tiveram e têm um papel importantíssimo para toda a humanidade, com atos de caridade e humildade, sem os quais, não se pode chegar à Deus, pois a caridade é sinônimo de amor. Ele nos explica que, cada um de nós somos ovelhas do Senhor, fazemos parte de um grande rebanho e que Ele nos conhece, cada qual pelo nome, conhece as nossas dores, as nossas angústias, nossos defeitos e nos cuida. E mais, compara o Bom Pastor de suas ovelhas, com alguns profissionais, como o médico, que, antes de tratar seus pacientes, deve conhecê-lo e suas enfermidades e fraquezas e, mais ainda, o professor, que sabendo da diversidade de seus alunos, deve cuidar, um a um, individualmente.
Padre Marcelo fala da importância de sermos éticos em nosso dia-a-dia e que ter Ética é ter responsabilidade sobre nossas palavras e ações. E que o amor Ágape é a essência da Ética. Não fazermos com o outro o que não gostaríamos que fizessem conosco. E sobre o conceito de paz, que vai muito além de ausência de guerra, mas do cumprimento dos ensinamentos de Cristo em nosso cotidiano, para a conquista do Paraíso.

Referência Bibliográfica: ROSSI, Marcelo. Ágape / Marcelo Rossi. São Paulo: Globo, 2010.

Comentários

  1. Que bom Eli!!!! Boa leitura, o livro realmente promete trazer muitas coisas boas!!!!
    bjks Linda

    ResponderExcluir

  2. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir
  3. Olá Juliano, desculpa a demora. Não li ainda não. Obrigada pela dica. Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Enfim... Crismada

Este foi um momento muiito importante pra mim, e pra vocês entenderem um pouco sobre ele vou falar um pouco sobre este sacramento da igreja católica.
Confirmação ou Crisma
A finalidade dos Sacramentos é para tornarmos um sinal de testemunho de vida; é para identificar-nos cada vez mais com Cristo. Não é para só sentirmos bem, pagar ou cumprir promessa.
Por que recebemos o Sacramento da Crisma, chamado também Confirmação? Comumente dizemos que a Crisma no faz soldados de Cristo, que confirma o Batismo, Sacramento adulto que dá responsabilidade. Uma só coisa a Igreja nos garante sobre este Sacramento. A crisma nos concede com
 plenitude o Espírito Santo. Qual o sentido do Sacramento da Crisma? Podemos dizer o seguinte: Todos os 
Sacramentos são Sacramentos de Cristo, mas um deles, a Eucaristia, é por excelência o Sacramento de Cristo. Assim, todos os Sacramentos são do Espírito Santo, mas um deles, a Crisma ou Confirmação, é por excelência o Sacramento do Espírito Santo.
Para melhor compreendermo…