domingo, 27 de fevereiro de 2011

Mouse e Teclado??? Para que? Eu tenho cérebro!

 Quem lembra da Pequena Matilda (interpretada por Mara Wilson) ? A menina que era capaz de fazer tudo voar? Ela era super dotada? Não! Ela era atualizada. 
Trecho do Filme Matilda


Bem, Pelo menos é o que diz a entrevista cedida a Revista Galileu pelo Neurocientista Miguel Nicolelis, Segundo ele, no futuro "Com o Cérebro, conseguiremos não só comandar os mais diferentes artefatos mecânicos, robóticos e computacionais, mas também poderemos criar novos sentidos".
A Interface cérebro-máquina promete trazer muitos benefícios à medicina, já estão sendo feitos testes para auxiliar portadores de paralisia, quadriplégicos, e até pessoas que nunca enxergaram ou sofrerão lesões graves na retina, através de neuropróteses (próteses que recebem comandos do cérebro) , mas a área que esta nova tecnologia vai bombar mesmo é a das comunicações. 
"Internet, redes sociais e voz são interfaces muito lentas (ele ainda não conheceu a minha!).Digitação e até mesmo linguagem são muito imprecisas." Bem de lerdeza ninguém vai poder reclamar, já que o pensamento é 10 vezes mais rápido que uma bala de fuzil e 33 vezes mais rápido que o som. Mas será que seria legal ter literalmente a Mente aberta?

  

   Bem, por um lado vai ficar muito mais fácil (eu acredito) de saber se uma pessoa está mentindo e o que ela realmente pensa, afinal saberemos o que se passa na cabeça do homem, ou das mulheres (Para alegria de Freud). Mas Por outro lado, nossos pensamentos não ficariam mais vulneráveis?  Sabe-se que os nossos conceitos de realidade e de corpo não passam de simulações que o cérebro faz, e também sabe-se que o que não falta mundo afora é gente de "sangue ruim", capaz de muito bem usar isso para "tirar proveito" . Sem tecnologia os mágicos já enganam nossos cérebros imagina com? Então estará em risco nossa sanidade? 
  Hoje se fala em segurança da informação, ataques cibernéticos e bombas digitais. Será que no futuro falaremos de Segurança da Neuroinformação e ataques Neurocybernéticos. Bem se é neurose minha, eu não sei. Porém, como toda tecnologia traz seus imensos  benefícios, sempre tem um dedo podre pra acabar com a alegria da criançada (pessimista neh?). O interessante seria,  se os estudos para  a segurança,  nossa segurança mental, já começasse desde já .
  Mas tem gente que vai gostar da notícia, August Cury ,em seu livro O mestre Inesquecível,
August usa a figura de Jesus para dizer que o grande remédio para a cura de algumas (maioria) doenças psíquicas é reeditar a memória do indivíduo, substituindo as experiências ruins por boas e aplicando muita motivação através de um sonho. A nova tecnologia poderá ser aplicada como uma reeditora de memórias? Será que no futuro teremos como transformar um marginal e assassino em um cidadão de bem, feliz e sincero? 
  Tudo bem, eu sei que a nova tecnologia tende apenas ao cérebro manipular as máquinas e não o contrário. Mas sonhar não custa nada neh gente? Quem sabe com a evolução da tecnologia,  teremos só não mais conforto e agilidade, mas também pessoas melhores? 

Um Super BjO

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2014 Coisas de Annie