Pular para o conteúdo principal

Um pouco sobre a Páscoa...



Quando ouvimos falar em páscoa logo lembramos de um certo coelho que carrega ovos de chocolates. porém você já viu algum coelho pôr ovos??? De onde, então saiu essa história de coelhinho da páscoa???

O que é a Pascoa???

Sei que muita gente ainda não conhece direito a história da festa mais importante para o Cristianismo, e também muito importante para o Judaísmo, mesmo que em momentos diferentes, remetem ao mesmo evento, sendo a dos Cristãos ganha uma nova roupagem depois da vinda de Jesus.

Páscoa (em aramaico Pessach e em grego Πάσχα) do aramaico significa passagem. da “morte para a vida”, das “trevas para a luz”. A páscoa celebra-se a ressurreição de Jesus, e também a libertação do Povo Judeu dos Egípcios pelas mãos de Moisés que abriu o mar vermelho.Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera. A páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que de acordo com a Bíblia ocorreu três dias após a sua crucificação. É comum em todas as igrejas cristãs, o domingo ser um dia destinado à comemoração da ressurreição de Cristo, realizada através de Eucaristia, porém o domingo de páscoa é diferenciado dos outros, neste é celebrado o aniversário da ressurreição, a festa da vida.





A festa da páscoa faz referência à última ceia de Jesus com os discípulos, sua prisão, julgamento, condenação, crucificação e ressurreição. A celebração inicia no Domingo de Ramos e termina no domingo de páscoa, período compreendido como Semana Santa. A páscoa é uma das festas mais antigas, e a principal festa do ano litúrgico cristão.






A PASSAGEM QUE DÁ ORIGEM A PÁSCOA JUDÁICA


Naqueles dias: 15O Senhor disse a Moisés: “Por que clamas a mim por socorro? Dize aos filhos de Israel que se ponham em marcha. 16Quanto a ti, ergue a vara, estende o braço sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel caminhem em seco pelo meio do mar.17De minha parte, endurecerei o coração dos egípcios, para que sigam atrás deles, e eu seja glorificado às custas do Faraó, e de todo o seu exército, dos seus carros e cavaleiros.18E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando eu for glorificado às custas do Faraó, dos seus carros e cavaleiros”.
19Então, o anjo do Senhor, que caminhava à frente do acampamento dos filhos de Israel, mudou de posição e foi para trás deles; e com ele, ao mesmo tempo, a coluna de nuvem, que estava na frente, colocou-se atrás, 20inserindo-se entre o acampamento dos egípcios e o acampamento dos filhos de Israel. Para aqueles a nuvem era tenebrosa, para estes, iluminava a noite. Assim, durante a noite inteira, uns não puderam aproximar-se dos outros.
21Moisés estendeu a mão sobre o mar, e durante toda a noite o Senhor fez soprar sobre o mar um vento leste muito forte; e as águas se dividiram. 22Então, os filhos de Israel entraram pelo meio do mar a pé enxuto, enquanto as águas formavam como que uma muralha à direita e à esquerda.
23Os egípcios puseram-se a persegui-los, e todos os cavalos do Faraó, carros e cavaleiros os seguiram mar adentro.
24Ora, de madrugada, o Senhor lançou um olhar, desde a coluna de fogo e da nuvem, sobre as tropas egípcias e as pôs em pânico. 25Bloqueou as rodas dos seus carros, de modo que só a muito custo podiam avançar. Disseram, então, os egípcios: “Fujamos de Israel! Pois o Senhor combate a favor deles, contra nós”. 26O Senhor disse a Moisés: “Estende a mão sobre o mar, para que as águas se voltem contra os egípcios, seus carros e cavaleiros”.
27Moisés estendeu a mão sobre o mar e, ao romper da manhã, o mar voltou ao seu leito normal, enquanto os egípcios, em fuga, corriam ao encontro das águas, e o Senhor os mergulhou no meio das ondas.
28As águas voltaram e cobriram carros, cavaleiros e todo o exército do Faraó, que tinha entrado no mar em perseguição a Israel. Não escapou um só. 29Os filhos de Israel, ao contrário, tinham passado a pé enxuto pelo meio do mar, cujas águas lhes formavam uma muralha à direita e à esquerda.
30Naquele dia, o Senhor livrou Israel da mão dos egípcios, e Israel viu os egípcios mortos nas praias do mar, 31e a mão poderosa do Senhor agir contra eles. O povo temeu o Senhor, e teve fé no Senhor e em Moisés, seu servo.






Êxodos 14, 15-15,1






Muitas curiosidades Existem sobre essa enorme festa, que é comemorada em toda a Terra até mesmo que não são considerados cristãos como na China, por exemplo.






Entre elas estão os SÍMBOLOS DA PÁSCOA eu vou apresentar alguns para vocês.









OVO DE PÁSCOA












Aparentemente morto, o Ovo trás dentro de si uma vida nova. O ovo simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo e é um símbolo desde a Antigüidade, época em que já era costume presentear as pessoas, por ocasião da Páscoa, com ovos enfeitados e coloridos. Os ovos de Páscoa representam também o final da quaresma.






OVO DE CHOCOLATE















O cacau, cujo nome científico em grego é Teobroma Cacau, quer dizer: o néctar dos deuses. Seu sabor e sua força energética sempre foram reconhecidos em toda a Europa. Ao tomar o formato de um ovo, representou mais intensamente a força rejuvenescedora da vida. O ovo de chocolate é, portanto, o símbolo da vida.





COELHO DA PÁSCOA








Os coelhos surgiram como símbolos da Páscoa na época dos egípcios, pois representam a fecundidade e a reprodução constante da vida. Convém lembrar que, embora eles apareçam associados aos ovos, até hoje não se viu um coelho que botasse um ovo, muito menos de chocolate. Para os cristãos o Coelho com sua fecundidade e rapidez representa a rapidez com que o Cristianismo se espalhou pelo mundo e espalhou a boa-nova da ressurreição.





CRUZ











A cruz mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no calvário de Jesus Cristo. Desde a ano 325 d.C. é considerada como símbolo oficial do cristianismo.








ÁGUA












Na celebração do sábado de Aleluia, véspera do domingo de Páscoa, é feita a bênção da água que será utilizada nos batismos durante o ano. Cristo é a verdadeira água, fonte de vida. Nesse dia renova-se as promessas do batismo.





CORDEIRO PASCAL















O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. No Novo Testamento, simboliza Cristo que é o Cordeiro de Deus sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade, seu rebanho. Era tambe´m um costume judeu oferecer cordeiros em sacrifícios ao Senhor Deus, feito felo Sumo sacerdote. João BAtista Apresentou Jesus (em seu batismo) como o Cordeiro de Deus. No Cristianismo Jesus é o Cordeiro de Deus, que sela a nova a aliança desta vez não mais selada com sangue de carneiro como pedido na saída do Egito (ao Qual Deus pediu para que os Hebreus tingissem com sangue do melhor cordeiro de seu rebanho, pois o anjo da morte passaria naquela noite e levaria todos os primogênitos do Egito), e sim com o sangue do próprio Filho de Deus, os Cristãos católicos renovam esta aliança durante a celebração da Santa missa aonde, o Vinho vira Sangue de Jesus. Ele se apresenta na santa ceia (quinta-feira santa) como sumo sacerdote e cordeiro de forma que seu sangue foi derramado , até a última gota. "TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM."












PÃO E VINHO













O pão e o vinho eram, na Antigüidade, a comida e bebida mais comuns. Jesus Cristo se serviu desses alimentos para simbolizar sua presença constante ao instituir a Eucaristia. Assim, o pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus e a vida eterna.













VESTES BRANCAS














As vestes brancas usadas na celebração pascal retomam a passagem referente à transfiguração de Cristo (na qual as vestimentas de Jesus se tornaram resplandecentes de brancura.) O branco simboliza a pureza, a paz e a plenitude.













VELAS E CÍRIO PASCAL


















As velas são uma marca das celebrações religiosas pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão. Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então, acendem suas próprias velas e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais.


No Sábado Santo a celebração católica é iniciada com a bênção do fogo, chamado de "fogo novo".


O círio pascal é aquela grande vela decorada que tem a cruz como desenho central. Simboliza a luz dos povos, em Cristo. As palavras "Alfa e Ômega" nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".
















COLOMBA





















Colomba ou Pomba Pascal - De origem italiana, a colomba é bem semelhante ao panetone de Natal, mas com o formato de uma pomba, que representa a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos quando Cristo ressuscita. Além do que a pomba é também um símbolo da almejada paz.






PÁSCOA JUDÁICA









Se por um lado, os fiéis católicos não comem carne os judeus evitam consumir alimentos feitos a base de farinha fermentada. No judaísmo, a Páscoa representa o momento em que o povo judeu foi libertado por Moisés, após 400 anos de escravidão no Egito. “É a grande festa judaica”, afirmou Nathan Kulisch, vice-presidente da Federação Israelita do Paraná


Kulisch, explicou ao G1 que a tradição faz menção a rapidez com que o povo judeu saiu do Egito quando foi anunciada a libertação. No jantar de celebração da Páscoa, os judeus comem matzá, também conhecido como pão ázimo, que não tem fermento.




Compõem a mesa judaica, ainda, uma raiz amarga, ovo cozido, batata e o charosset – uma pasta feita com mistura de nozes, maça, vinho, ameixa ou passas.




Enquanto que os católicos trocam ovos de Páscoa, algumas famílias judias possuem o costume de presentear os filhos para desperta neles o interesse pelo jantar, onde toda a história da libertação do povo judaico é contada. “É considerado um ato positivo explicar aos filhos. A tradição é para que as crianças tenham consciência do que aconteceu”, destacou Kulisch.


ESPERO QUE TENHAM CURTIDO SABER UM POUCO SOBRE A PÁSCOA ESSA DATA TÃO IMPOTANTE!!!!






UM SUPER BJO NO CORA!!


E SE VOCÊS QUISEREM SABER MAIS VOU DEIXAR MINHAS FONTES.


FONTES:


http://ilove.terra.com.br/lili/palavrasesentimentos/mensagens_simbolos.asp


http://g1.globo.com/parana/noticia/2011/04/feriado-de-pascoa-e-celebrado-por-cristaos-e-por-judeus.html


http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/index.php?dia=23&mes=4&leitura=1


http://wiki.cancaonova.com/index.php/P%C3%A1scoa


http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa









UMA SUPER PÁSCOA A TODOS OS MEUS LEITORES E AMIGOS!!!!


Annie Wallker

Comentários

  1. Annie, gostei muito do resumo q fez aqui, E da forma de apresentá-lo. Só acrescento que o cordeiro tornou-se um símbolo cristão pque era costume dos hebreus à época de Cristo, oferecer esse animal em sacrifício para "agradar" a Deus. Como Jesus foi sacrificado nos dias da páscoa judaica...criou-se a analogia. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. MEU DEUS... e ainda dizem que é maluquinha... imagine se fosse normal.... Annie, muito lindo.... você é muito inteligente e brilhante.... continues assim... um beijo... e um ótimo final de domingo de Páscoa.... SUKITA....

    ResponderExcluir
  3. Bligada Dinda!! já consertei!!
    Bligadaaaaaaa Tio Sukita!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. juegos en linea Dependiente
    antes de coimear sobre los mismos

    ResponderExcluir
  5. filmy bez limitu
    Hey there just wanted to give you a brief heads up and let
    you know a few of the images aren't loading properly. I'm not
    sure why but I think its a linking issue. I've tried it in
    two different internet browsers and both show the same results.

    ResponderExcluir
  6. filmy online
    An interesting discussion is definitely worth comment.
    I do believe that you ought to publish more about this
    topic, it may not be a taboo matter but generally folks don't speak about these topics.
    To the next! Many thanks!!

    ResponderExcluir
  7. Nice post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon
    everyday. It's always useful to read articles from other authors and practice a little something
    from their sites.

    my web-site ... szybka pożyczka

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro: Ágape.

O livro do Padre Marcelo Rossi nos fala sobre o amor divino, o mais puro e livre, incondicional. Livre de segundas intenções, de julgamentos. Ele nos mostra que o amor ao próximo, nos aproxima a cada dia mais de Deus, visto que, amando ao próximo como a nós mesmos, estamos amando ao Pai. Nos fala da criação do universo, das trevas à luz. O Padre enfatiza os textos da Bíblia, o livro sagrado, que contam a trajetória terrena de Jesus, seus ensinamentos e o julgamento pelo qual passou, para que o amor de Deus pela humanidade fosse provado. Amor este que não é capaz de discriminar-nos pela cor da pele, pelo sexo, religião e etc., mas que já nasce com o ser humano, sendo ele, naturalmente capaz de amar e não de odiar. O ódio que, infelizmente, acontece no coração do homem, é fruto de ações mesquinhas. Mas, temos como missão, ensinar aos nossos irmãos o amor como verbo de ação: amar. O Padre Marcelo nos fala também sobre a morte como passagem para a vida eterna. E que é na vida que temos qu…

Enfim... Crismada

Este foi um momento muiito importante pra mim, e pra vocês entenderem um pouco sobre ele vou falar um pouco sobre este sacramento da igreja católica.
Confirmação ou Crisma
A finalidade dos Sacramentos é para tornarmos um sinal de testemunho de vida; é para identificar-nos cada vez mais com Cristo. Não é para só sentirmos bem, pagar ou cumprir promessa.
Por que recebemos o Sacramento da Crisma, chamado também Confirmação? Comumente dizemos que a Crisma no faz soldados de Cristo, que confirma o Batismo, Sacramento adulto que dá responsabilidade. Uma só coisa a Igreja nos garante sobre este Sacramento. A crisma nos concede com
 plenitude o Espírito Santo. Qual o sentido do Sacramento da Crisma? Podemos dizer o seguinte: Todos os 
Sacramentos são Sacramentos de Cristo, mas um deles, a Eucaristia, é por excelência o Sacramento de Cristo. Assim, todos os Sacramentos são do Espírito Santo, mas um deles, a Crisma ou Confirmação, é por excelência o Sacramento do Espírito Santo.
Para melhor compreendermo…