terça-feira, 31 de maio de 2011

O que você sabe sobre Acnes?

O que é ?
A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos.
A doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres.
Causas

As causas da acne são as mais variadas e o primeiro passo a ser tomado é marcar uma consulta com um dermatologista. De posse de vários exames e algumas informações básicas sobre a história familiar, hábitos alimentares, entre outros, poderão ser detectadas as causas.

Um simples creme, as deficiências hormonais e os fatores hereditários podem causar o problema da acne.

Confira:

- Fatores hereditários
: existem famílias inteiras de acnéicos. Nestes casos, a partir de 10 anos é possível prever o aparecimento da acne.

- Desequilíbrio Hormonal: É na puberdade que o adolescente tem os seus hormônios sexuais estimulados e com a ativação dos hormônios masculinos ocorre uma reação nas glândulas sebáceas, propiciando o aparecimento da acne.

- Ovários: ocorre nas mulheres portadoras de uma disfunção que não transforma o hormônio masculino (andrógeno) em feminino (estrógeno).

Além disso, essas pacientes além da acne podem ter problemas de obesidade, aumento de pelos e irregularidades menstruais.

- Uso de cosméticos
: os produtos gordurosos ou oleosos (como as bases e cremes hidratantes, por exemplo) podem trazer acne até para quem nunca teve este tipo de doença, nem na adolescência.

- Medicamentos: remédios como cortisona, os barbitúricos, xaropes à base de iodo ou bromo podem ter efeito colateral e formar a acne. Se o uso for imprescindível, recomenda-se um tratamento dermatológico paralelo.

A acne  Pode aparecer no rosto, costas, bumbum, tórax. Ela pode ser dividida em quatro graus:
GRAU I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).

GRAU   II: cravos e espinhas pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).

GRAU III: cravos, espinhas pequenas, lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).

GRAU IV: cravos, espinhas e grandes lesões císticas com muita inflamação, saída de pus e aspecto desfigurante.  Representa a forma grave da doença.

GRAU V: quadro raro e grave. O paciente apresenta febre, dor nas articulações, perda de apetite. Pode ocorrer necrose das lesões (morte do tecido). Há risco de seqüelas graves (marcas, cicatrizes) graves.

TRATAMENTO:
O tratamento é prescrito de acordo com o grau de acne e geralmente costuma ser longo. Comumente é feito por meio de medicamento oral ou tópico. Em alguns casos o anticoncepcional funciona bem. Mas nos casos mais graves, é indicado a esotretinoina, substância derivada da vitamina A. Ela reduz o tamanho das glândulas sebáseas e ainda normaliza a queratina na abertura do folículo piloso (poros). Também é indicado o peeling secativo de ácido salicílico ou de ácido retinóico. “Outra novidade é a luz clear light, que é a aplicação de uma luz azul, que diminui a contaminação de bactéria na pele. A limpeza de pele é indicada apenas quando se tem apenas cravos”. Em seguida é preciso seguir as orientações do médico, como não se expor ao sol e fazer a quantidade de sessões recomendadas. O sol pode provocar manchas na pele, por isso, no outono/inverno é a época ideal.


Fica aí a dica peoples espero que tenham gostado... sei que é um pouco dramático, mas quem nunca sofreu com uma espinha no meio da testa ou na ponta do nariz??
Se quiserem saber mais sobre o assunto vou deixar algumas fontes da minha pesquisa bjux no core docês inté!!!
Um super BJO Annie Wallker



Fontes:
http://www.dermatologia.com.br/20020103.php
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=2715&ReturnCatID=666
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/acne.shtml
http://www.dicasecia.com/

2 comentários:

  1. Wow, this article is pleasant, my younger sister is analyzing these
    things, thus I am going to tell her.

    Feel free to surf to my website; Buy Acne No More

    ResponderExcluir
  2. Buenas Sólo quería decirte que algunas de las
    imágenes no se cargan adecuadamente. He probado en dos navegadores de Internet diferentes
    y todos muestran los mismos resultados .

    Here is my blog: consejos acné

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 Coisas de Annie