quarta-feira, 18 de maio de 2011

Viver custa menos

           Viver em uma sociedade capitalista é um desafio que poucos param para perceber. Esta "lei do consumo", impõe a condição de ter para ser. Então se trabalha para consumir ou se consome para trabalhar?
          Eis um sistema circular, em que as pessoas apenas pensam no dinheiro, que é capaz de dar o poder de ser através do ter, desvalorizando tudo que não tenha "marca", ou não seja  massificado pelos meios de comunicação, através de propagandas capazes de manipular as necessidades de quem os assiste.
           Entre outros itens, que perdem o seu valor com tanto consumismo, também se encontra o respeito e a ética, que são sufocados pela ambição do ter, a ponto do dinheiro valer mais que a vida de uma pessoa. A vontade de estar com o "controle da situação" não permite ao indivíduo perceber que está sendo o tempo todo induzido a compra compulsiva, deixando de aproveitar o que realmente o faz feliz , coisas simples como amigos e família, fazendo-o consumir de forma servil, totalmente dominado pela sua compulsão.
           Desse modo, quanto mais se trabalha mais se consome, quanto mais se consome, mais se trabalha. Um ciclo vicioso, perigoso e manipulador, que é interrompido se o individuo passar a consumir aquilo que lhe é realmente necessário, e viver valorizando as coisas que realmente tem valor como o sorriso. Viver mais e comprar menos, aproveitando as coisas mais simples da vida como a família e os filhos. A final, viver custa menos.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2014 Coisas de Annie