Pular para o conteúdo principal

Enquanto você dormia parte 6




Entretanto, por alguma razão desconhecida, acreditou nele. Não se considerava a pessoa mais adequada para julgar as pessoas, pois vivia afastada delas. Mas conhecia o que era ambição, vaidade, egoísmo e crueldade; e não via esses traços em Dereham. O mar­quês fora gentil com ela, um atributo que Katherine não conhecia em homem nenhum.
Olhou para Sion. Sua silhueta alta era apenas uma sombra na noite que caíra.
— Meu nome é Katherine.
O marquês sentou-se ao lado dela e a fitou demoradamente.
— Farei tudo que estiver ao meu alcance para ajudá-la. Katherine sorriu e, com timidez, tocou a mão que Sion apoiava sobre a perna.
— Eu acredito em você.
Katherine e Sion estavam na biblioteca, sentados diante da la­reira, ambos quietos. Ele se abrira, mas ela nada dissera sobre sua vida.
Finalmente, a jovem quebrou o silêncio.
— Que quadro costumava ficar pendurado sobre a lareira?
— Um retrato da minha esposa.
— Você não devia ter feito isso.
— Feito o quê?
— Não devia ter tirado o quadro, é claro.
— Isso não é da sua conta!
Katherine se lembrou de um retrato que ocupava um lugar de honra em sua casa. Mas tudo mudara quando sua mãe morreu antes de dar a Camden sua herança. Antes mesmo que ela esfriasse na sepultura, Camden, irado, removeu o quadro da sua querida mãe, atirando-o no sótão. Quando o pai se afastava do Castelo, ela corria ao sótão. Era um lenitivo: ali, conversava com a mãe durante horas.
— Você disse que adorava sua esposa, mas a expulsou da casa onde viveu com ela. Esconder o quadro não fará sua dor desapa­recer. Se Victoria tem um lugar no seu coração, tem direito de estar em um lugar de honra na casa.
Katherine examinava o lugar vazio. Tory devia ter sido uma mulher muito bonita para fazer par com a beleza de Sion. Apren­dera com lorde Camden que apenas as pessoas belas merecem ser amadas.
— Devia pôr o retrato de volta, pois cada vez que olha para o lugar vazio, vê o rosto dela. Vê a dor que a maltrata, vê seu corpo ensangüentado. Para sua própria sanidade, ponha o retrato de volta. Com o tempo essa visão horrível será erradicada.
Sion afastou-se de Katherine e se encaminhou para o armário de bebidas.
— O que há de errado com você, afinal? Faço o que bem en­tender com o retrato de minha mulher! — Pegou a garrafa de conhaque e voltou para perto da lareira, depois de encher um copo de cristal.
Após alguns segundos olhando para o copo, jogou-o no fogo da lareira e soltou uma praga. — Tirei o retrato porque toda vez que olhava para Tory eu me sentia culpado. Entende essa emoção, Katherine? Eu a amava, ela ia me abençoar com um filho! E falhei. Eu deveria ter sido capaz de salvá-la!
— Não pode ser responsabilizado por um terrível acidente. Con­tudo, pode ser responsável pelo que o mundo pensa a seu respeito. Você fugiu: essa é a sua culpa. Por isso não tem paz! Sua penitência é essa. Se é tão maltratado pelo passado, limpe seu nome e readquira seu orgulho. Dê a si mesmo o direito de se lembrar das coisas boas que sua esposa lhe deu. Talvez assim encontre um pouco de paz.
Katherine ficou surpresa com a própria audácia. Quem era ela para nortear a vida daquele homem? O que havia feito com a pró­pria vida?
Levantando-se, aproximou-se do marquês.
— Acho que é hora de mudanças, Sion. Para nós dois. Precisa de alguém que acredite em você novamente. E eu, se pretendo sobreviver ao mundo, tenho que ter fé. Então, o que faremos a partir de agora? Seremos amigos ou partiremos como estranhos?
A única certeza de Sion era que queria a confiança daquela misteriosa mulher.
— O que tenho a perder, Katherine? Sabe tudo a meu respeito e ainda está aqui. Agradeço por acreditar em mim. Mas, se es­pera que eu a ajude, há um preço: tem que responder a algumas perguntas.
— Eu disse que necessito ter fé, e pretendo ter. Entretanto, estou exausta, e só desejo agora me recompor.
— Covarde — Sion murmurou, sorrindo.
— Boa-noite, lorde Dereham — a moça disse, saindo da biblio­teca.
Katherine tinha razão: precisava dar uma chance a si mesmo. Como aquela jovem podia conhecê-lo tão bem?
Na manhã seguinte, a sra. Turlow entrou no quarto, excitada.
— Encontramos! — A governanta se afastou para que um jo­vem jardineiro passasse por ela, carregando um grande baú sobre o ombro.
O rapaz estava vergado sob o peso do baú, ansioso para poder colocá-lo no chão ali mesmo onde se encontrava. Mas a sra. Turlow pegou o rapaz pela orelha e mostrou a cama.
— Coloque o baú ali, meu jovem, perto da cama.
O rapaz obedeceu, fez uma reverência com a cabeça e prepa­rou-se para sair. Katherine o impediu, colocando uma caixa de bombons nas mãos dele.
— Obrigada, Ned. Seu nome é Ned, não é?
— Sim, milady. Obrigado — ele agradeceu, antes de sair.
— Fiz os bombons para a senhora — a governanta declarou, magoada.
— E estavam deliciosos. Mas é muita tentação para quem deseja se manter magra. Da próxima vez que quiser me mimar, pode me oferecer algumas frutas.
— A senhora está magra demais. Precisa de um pouco de carne sobre esses ossos.
— Bem, vamos ver o que há neste baú. Foi o único que encon­traram?
— Todos os outros ficaram completamente submersos. Deixe-me abri-lo, milady.
Aberto, o baú mostrou roupas úmidas e fedorentas. A gover­nanta pegou as roupas, e uma escova de cabelo de cabo de prata. De repente, deparou com uma superfície dura. Era uma grande caixa de madeira.
— As jóias da minha mãe! — Katherine exclamou, pegando a caixa das mãos da sra. Turlow. Ao abri-la, murmurou: — Como conseguiu isso, querida Jassy?
Katherine continuou admirando o tesouro. Eram presentes que Camden dera a sua mãe nos vários anos de casamento. Uma ma­neira de assegurar sua herança.
Ele fora péssimo marido, e a esposa morrera de hemorragia no aborto espontâneo de uma segunda filha, quando Katherine tinha apenas três anos de idade.
Agora, sua mãe devia estar sorrindo. Teria Jassy sempre espe­rado por essa chance?
Como precisava de Jassy ao seu lado!
Katherine ajoelhou-se na frente da pequena sepultura de Jassy. Sorriu ao lembrar-se da velha governanta. Que par as duas for­mavam!
Ela gorda, sempre escondendo sua dor sob um rosto impassível. Jassy, magra, vendo sempre o lado positivo da vida. Mesmo assim, uma consolava a outra nos momentos difíceis.
Consciente do ódio que Camden nutria pela filha, Jassy protegia Katherine quando o pai não se encontrava presente.
Oh, Jassy, que saudade tenho de você! Encontrei outros ami­gos. A Sra. Turlow é maravilhosa, você ia gostar de conhecê-la. E lorde Dereham... Bem, acho que posso confiar nele. Mas... Não são como você. Oh, Jassy, o que devo fazer?
Uma brisa mais forte fez as folhas voarem sobre a sepultura, e Katherine pôde ouvir Jassy sussurrar:
Você não precisa mais de mim, querida. Katherine Camden-Carey não existe mais. Não vê o que se mostra diante dos seus olhos? Deus lhe deu a chance de ser a mulher que sempre desejou ser. Finalmente, está livre, minha querida. Seja forte e saiba que sempre olharei por você. Eu te amo.
Katherine olhou para a cova durante alguns momentos. Em se­guida, fitou as próprias mãos, como se as visse pela primeira vez.
Não vê o que se mostra diante dos seus olhos? Katherine Camden-Carey não existe mais.
— Jassy?
Nesse momento, a brisa cessou. Teria sido um beijo de Jassy? Ou um beijo de despedida de... Katherine?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enfim... Crismada

Este foi um momento muiito importante pra mim, e pra vocês entenderem um pouco sobre ele vou falar um pouco sobre este sacramento da igreja católica.
Confirmação ou Crisma
A finalidade dos Sacramentos é para tornarmos um sinal de testemunho de vida; é para identificar-nos cada vez mais com Cristo. Não é para só sentirmos bem, pagar ou cumprir promessa.
Por que recebemos o Sacramento da Crisma, chamado também Confirmação? Comumente dizemos que a Crisma no faz soldados de Cristo, que confirma o Batismo, Sacramento adulto que dá responsabilidade. Uma só coisa a Igreja nos garante sobre este Sacramento. A crisma nos concede com
 plenitude o Espírito Santo. Qual o sentido do Sacramento da Crisma? Podemos dizer o seguinte: Todos os 
Sacramentos são Sacramentos de Cristo, mas um deles, a Eucaristia, é por excelência o Sacramento de Cristo. Assim, todos os Sacramentos são do Espírito Santo, mas um deles, a Crisma ou Confirmação, é por excelência o Sacramento do Espírito Santo.
Para melhor compreendermo…

Resenha do livro: Ágape.

O livro do Padre Marcelo Rossi nos fala sobre o amor divino, o mais puro e livre, incondicional. Livre de segundas intenções, de julgamentos. Ele nos mostra que o amor ao próximo, nos aproxima a cada dia mais de Deus, visto que, amando ao próximo como a nós mesmos, estamos amando ao Pai. Nos fala da criação do universo, das trevas à luz. O Padre enfatiza os textos da Bíblia, o livro sagrado, que contam a trajetória terrena de Jesus, seus ensinamentos e o julgamento pelo qual passou, para que o amor de Deus pela humanidade fosse provado. Amor este que não é capaz de discriminar-nos pela cor da pele, pelo sexo, religião e etc., mas que já nasce com o ser humano, sendo ele, naturalmente capaz de amar e não de odiar. O ódio que, infelizmente, acontece no coração do homem, é fruto de ações mesquinhas. Mas, temos como missão, ensinar aos nossos irmãos o amor como verbo de ação: amar. O Padre Marcelo nos fala também sobre a morte como passagem para a vida eterna. E que é na vida que temos qu…